Pela primeira vez, um objeto metálico produzido por impressão 3D no espaço foi trazido de volta à Terra. A peça foi fabricada a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) utilizando a impressora 3D de metais desenvolvida pela Agência Espacial Europeia (ESA). Agora, o componente se encontra no centro técnico da ESA na Holanda (ESTEC), onde será analisado.

O equipamento, criado pela Airbus e parceiros, foi instalado no módulo Columbus durante a missão Huginn, em janeiro de 2024. O primeiro teste bem-sucedido ocorreu em junho, quando a impressora produziu um traço curvado em forma de ‘S’. Nos meses seguintes, outras duas amostras completas foram impressas.

Os cientistas do ESTEC agora irão examinar a primeira amostra, comparando-a com versões impressas na Terra para investigar como a ausência de gravidade influencia o processo. A segunda peça será enviada para a Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) para estudos adicionais.

Até então, a ISS já utilizava impressão 3D para fabricar peças de plástico, mas esta é a primeira experiência bem-sucedida com metais. À medida que as missões espaciais se tornam mais ambiciosas, a capacidade de fabricar peças e ferramentas no espaço será essencial para reduzir a dependência de envios terrestres, tornando as operações mais autônomas e sustentáveis.

Fonte: https://www.esa.int/Enabling_Support/Space_Engineering_Technology

By Luiz Milani

Biomédico, mestrando em Biotecnologia e entusiasta da exploração espacial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *