Ilustração da Blue Ghost na Lua (Firefly)

A empresa Firefly Aerospace, em parceria com a NASA, alcançou um marco histórico ao pousar com sucesso sua sonda Blue Ghost na Lua. O pouso ocorreu próximo a Mare Crisium, uma planície localizada no nordeste da Lua. A missão faz parte do programa CLPS da NASA, que busca estabelecer uma presença sustentável na superfície lunar como parte do programa Artemis.

A sonda Blue Ghost transporta 10 experimentos científicos da NASA, projetados para fornecer dados essenciais sobre o ambiente lunar e testar tecnologias que poderão apoiar futuras missões tripuladas. Entre os principais equipamentos a bordo estão um dispositivo experimental para testar o uso de GPS na órbita lunar, um telescópio para estudar o campo magnético da Terra, e um coletor de amostras do solo lunar.

Durante os 14 dias de operação na superfície, a Blue Ghost captará imagens inéditas e registrará fenômenos raros, como um eclipse da Terra visto da Lua . Um grande desafio da missão será a tentativa de sobreviver à noite lunar, quando as temperaturas podem cair para -173°C.

O pouso bem-sucedido da Blue Ghost representa mais um avanço no programa CLPS, que já conta com um orçamento de US$ 2,6 bilhões até 2028 para incentivar empresas privadas a desenvolver tecnologia para futuras missões lunares. Com esse sucesso, a Firefly Aerospace se junta à Intuitive Machines, que também realizou um pouso recente, e fortalece o papel das empresas comerciais na exploração espacial.

By Luiz Milani

Biomédico, mestrando em Biotecnologia e entusiasta da exploração espacial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *